terça-feira, 2 de setembro de 2014

fique om o troco...

fique com o troco...

preocupado.
coisas da vida.
sentei-me à mesa.

Uma linda sala.
bem decorada,
à moda antiga.
em fino gosto.

Lindos quadros,
pinturas de sonho.
com reis e povo.
amplas searas
montanhas de branco.
cataratas no rio.

grandes espelhos,
em mldura doirada.
candelabros acesos,
derramando luz.

vem o empregado,
de casaco branco,
muito aprumado.
como um senhor.

dá-me os bons dias.
esboça um sorriso.
seus olhos brilham.

- que vai tomar?
- um café curto, se faz favor.

abro o jornal.
fico a saber as últimas.
até que a bica chega.
com um rebuçado ao lado.

entro noutra onda,
que me alivia a carga.
por tão pequenino preço.

bendita porta aberta,
onde me senti alguém,
onde fui senhor,
onde se vê mais gente
e me fez feliz.

muito ou pouco...
porque não lhe deixar o troco
que o ajude a viver?...

Mafra, 3 de Setembro de 2014
o dia nasceu cinzento, mas vai abrir...

Joaquim Luís Mendes Gomes

Sem comentários: