segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Em São Pedro de Muel...há muitos anos
Éramos uns botões em flor,
Quer tu quer eu.
Eu tinha chegado da Guiné,
Mal te conheci em pé
Ao pé de mim.
Era verão.
Teus foram para São Pedro Muel,
Naquelas férias de Agosto.
Para nos encontrarmos,
E conhecermos melhor.
Finalmente,
De manhã à noite,
Sem rodeios
Ou os constrangimentos
Que a distância faz.
Tu, no hotel São Pedro.
Eu ,numa pensão qualquer.
Pelo amanhecer,
Eu estava à porta.
ía-te buscar
E seguíamos os dois
Até ao mar.
Com nevoeiro ou não….
Nosso calor interno
Tudo desfazia em pó.
Uma barraca em pano,
De listas azuis e brancas
Como cabana ,
E o silêncio em festa,
Fugindo do mar…
Fazia o luar.
Ali nos vimos, afinal.
Como éramos belos!...
Corpos em flor,
A desabrochar em força.
Tínhamos prisões,
Cá dentro.
Muitas.
Boas e más.
De muitas teias,
Fumarolas falsas,
Construções de areia,
Que nos tolhiam,
Da cabeça aos pés...
- Era assim!...
Tudo mudou!...
P’ra bem ou mal?--
Fogo de Agosto.
Nem o inverno apaga!...
Berlim, 4 de Fevereiro de 2013
21h43m
Joaquim Luís M. Mendes Gomes

Sem comentários: