quinta-feira, 5 de setembro de 2013

canto...sonho...e choro...


Canto...sonho e choro...

 

 

Choro o meu povo em paz

Que assiste aflito,

Impotente,

A tanto fogo-posto

Por mão do crime indecente.

 

E choro insistente

A dor que chora

Por não ter amor.

 

E a chuva bem-vinda

Que chove incessante,

Dum céu tão sujo.

 

Mas, canto ao sol em chama

De cada dia

Que só inebria e aquece.

 

E canto ao canto sonoro

Das andorinhas

Que em bandos alegres,

Esvoaçam rentes,

À minha frente,

Beijando o chão,

De contentes.

 

Canto ao mar sem fim

Que afoga de amor

Nossa terra-mãe,

Verde e virgem.

 

Me consolo ver

Tanto prado e horta florida

E debicar as uvas e cerejas

Que os pássaros me deixaram.

 

Adoro deitar-me à sombra dos carvalhos,

Pelas sestas,

E ouvir a queda livre das bolotas...

 

Canto, sonho e choro...

 

Berlim, 5 de Setembro de 2013

14h5m

Joaquim Luís Mendes Gomes

 

Sem comentários: