sexta-feira, 1 de março de 2013


Minhas horas mortas…

 

A minha varanda larga

Dá para a cidade

E para onde nasce o sol.

 

É dela que eu alcanço o mundo

Que me passa à frente.

 

Ora ele vai triste,

Ora vai contente.

 

É nela que eu rio e choro,

Como toda a gente,

Se estou alegre ou triste.

 

Se me sinto triste,

Ponho-me adorar o sol

E logo em mim,

Desabrocha alegria e esperança

Que me enche o peito.

Me dá força à luta.

 

Tanta gente ali passa,

Em baixo.

Em cortejo farto.

 

Uns vão apressados,

Outros vão aflitos,

Enfrentando as horas.

Como se mundo acabasse.

 

Outros, na pasmaceira

Como caracóis…ou lesmas.

Que vão para o fim do mundo.

 

Vão tomar uma bica.

Vêm para o passeio.

Fumam um cigarro pardo.

E ali ficam parados,

Numa cavaqueira eterna.

 

Perto, passa o comboio.

Como um cão vadio,

Ali vai e vem,

Não sabe onde mora,

Nem onde vai dormir.

Já esqueceu o dono.

Vai assobiando,

Sem olhar para o lado.

 

De que é que ele vive?..

Vai abrindo as portas,

Sem cobrar vintém.

 

Berlim, 1 de Março de 2013

22h14m

Joaquim Luís M. Mendes Gomes

 

 

 

 

Sem comentários: