domingo, 25 de maio de 2014

alegoria...

Alegoria do rio…
Bem no fundo de mim,
 Desde sempre,
 Corre um rio,
 De águas profundas.
 Nele me banho a toda a hora.
 Onde nasce. Donde vem
 E por onde passa,
 Eu não sei.
 É tão vizinho.
 Vive para mim.
 Ele me enche,
 Inteiro,
 Como minha parte.
 Me atravessa a alma
 E todos os poros
 Deste corpo opaco e nu.
 Me lava a pele
 E me inunda.
 Me refresca, vivifica
 E me acalma.
 Em cada passo.
 Nele pesco meu alimento.
 Nele vou a toda a parte.
 Seu leito
 É o meu barco.
 Suas marés cheias
 Me fertilizam
 E me alisam todos os escolhos.
 Dá-me praia,
 Sol e sombra,
 Nas suas margens.
 Me encanta
 Seu gorgolhejar constante.
 Por entre as pedras
 E os arbustos.
 Faz recortes e enseadas
 Na minha vida.
 Onde acontecem
 Meus encontros.
 E há trocas livres,
 Sem mercado.
 Tenho afluentes certos
 Que me esperam com saudades.
 Seus matizes tão variados
 São meu sustento.
 Damos as mãos
 E lá vamos de braço dado,
 Rumo ao porto
 Onde nos aguarda em festa
 O mesmo Mar…
Berlim, 26 de Maio de 2014
 5h54m ( já nasceu o sol…)
Joaquim Luís Mendes Gomes

Sem comentários: