sábado, 24 de maio de 2014

sermão da montanha...

Sermão da montanha…

Não subo à montanha,

Nem prego semões.

Não visto fardas.

Nem opas de igrejas.

Sem distintivos na minha lapela.

Não sirvo clubes

Nem nenhum partido.

Enchi o meu espírito

Com luzes nascidas

Nos alvores do Marão.

Com rocha,

Granito,

Cobertos de musgo,

Onde crescem as urzes,

Há lobos vadios

Que louvam a Deus.

Minha estrela é polar,

O cruzeiro do sul.

A lua de Agosto,

Em noite de breu.

O sol me ilumina e me aquece.

Me banho no mar.

Respiro a brisa

Em ondas de espunha.

Me visto com algas,

E durmo no chão.

Não tenho automóvel.

Nem sigo as estradas.

Sigo caminhos trilhados

Por feras ou rebanhos

Perdidos que só vivem ao ar.

Oiço as aves rapinas

Pairando nos ares,

Às voltas na vida,

Fazendo seu ninho,

Buscando seu pão.

Como carcaças silvestres.

Amoras das negras,

Que nascem maduras

No meio das silvas.

E cachos de uvas

Que nascem bravias

No meio das fragas.

Não servem para vinho.

Mas são como o mel.

Não ando descalço.

Trago sandálias de couro

E de pele.

Um manto de trapos,

Com um cinto apertado,

Me cobre e me tapa.

Não uso camisa.

Não ponho gravata,

De inverno e verão.

Meus cabelos

E barbas grisalhos,

Soltos ao vento,

Me pendem à frente

E ficam para trás.

Levo um cajado,

Por causa das feras.

Encho o cantil

Com água das rochas

Faço fogueiras,

Asso maçarocas de milho,

Sabem a pão.

Não tenho relógio

Nem conto o tempo.

Nem somo os dias e noites,

Que nascem e morrem

Sem mim,

Caídos do céu.

Minha alma sem penas,

Afastada do mundo,

Voa tão livre,

Com asas de sonho.

Meu corpo cansado,

Dormita,

Estendido no chão.

É assim que eu vivo

Não prego nem oiço sermões…

Ouvindo Bill Douglas

Bberlim, 25 de Maio de 2014

7h9m

Joaquim Luís Mendes Gomes

Sem comentários: