segunda-feira, 19 de maio de 2014

viveria outra vez...

Por mim...

Se pudesse, voltaria a nascer,
No dia seguinte,
Depois de morrer.

Escolheria o meu Pai Joaquim,
Minha Mãe Leonor.
Queria o meu berço
E a minha escola,
Em Pedra Maria,
De campos e montes,
Fontes tão puras,
E um ribeiro escondido,
Um cruzeirinho à porta,
Com uma capelinha ao pé.

Os mesmos verões e invernos
Com madrugadas acesas,
E serões de luar.

Com rezas do terço
E às almas partidas,
De sangue ou vizinhas,
Que já foram nossas.

Aquela escolinha ao sol,
O recreio
Parecia uma eira,
Brincando felizes
Como o milho a secar.

Aprendia a ler e escrever.
Até onde pudesse chegar.
Aprendia uma arte,
À medida das mãos.
Que me permitisse viver.

Escolheria os caminhos,
Por onde devia passar,
Com a bênção de Deus...
Tal como os amigos,
Na vida,
Podiam ser os mesmos
Ou outros,
Desde que me merecessem amar...

Ouvindo Plácido Domingo
Berlim, 20 de Maio de 2014
7h57m
Joaquim Luís Mendes Gomes



Sem comentários: