domingo, 10 de agosto de 2014

as minhas mãos...

Minhas mãos..

São cegas as minhas mãos.
Só sabem fazer bonecos e gatafunhos.
Metidas consigo.
Só ligam aos dedos.

Desprezam as mensagens
Que vêm da alma.

Entram pelos olhos,
Como buracos negros,

Desprezam o sol e a luz
E todas as cores lindas
Da Natureza.

São surdas.Como duas pedras.
Não ouvem os passarinhos
Nem o marulhar lento
Do mar cansado.

Não choram
Nem vertem lágrimas.
São dois rochedos
Que enfurecem e metem medo.

Têm ciúmes dos pés
Que andam no chão,
Tão cordatos e submissos
À voz do dono.
E elas não.

São moedas de duas faces,
Uma trabalha, cria calos,
Uma meiga.
A outra é falsa.
Só dá para o beija-mão.

Mas gosto delas.
São as penas das minhas asas.

Levam-me à boca
A colher da sopa
E do caldo verde.

Cuidam de mim.
Seguram-me à escada
Não me deixam cair.

Lavam-me o corpo
E coçam as costas.
Aparam-me a barba.

Ficam ferozes,
Com ameaças.

São carinhosas,
Para com a atenção.
São muito gratas.

São companheiras.
Escrevem-me as cartas.
Ditam meus versos.
Tocam piano.
E jogam à bisca.

Põem em brasa
E levam-me aos lábios
O cachimbo da paz.

Mafra, 11 de Agosto de 2014
6h12m
um amanhecer cinzento

Joaquim Luís Mendes Gomes




Minhas mãos..

São cegas as minhas mãos.
Só sabem fazer bonecos e gatafunhos.
Metidas consigo.
Só ligam aos dedos.

Desprezam as mensagens
Que vêm da alma.

Entram pelos olhos,
Como buracos negros,

Desprezam o sol e a luz
E todas as cores lindas
Da Natureza.

São surdas.Como duas pedras.
Não ouvem os passarinhos
Nem o marulhar lento
Do mar cansado.

Não choram
Nem vertem lágrimas.
São dois rochedos
Que enfurecem e metem medo.

Têm ciúmes dos pés
Que andam no chão,
Tão cordatos e submissos
À voz do dono.
E elas não.

São moedas de duas faces,
Uma trabalha, cria calos,
Uma meiga.
A outra é falsa.
Só dá para o beija-mão.

Mas gosto delas.
São as penas das minhas asas.

Levam-me à boca
A colher da sopa
E do caldo verde.

Cuidam de mim.
Seguram-me à escada
Não me deixam cair.

Lavam-me o corpo
E coçam as costas.
Aparam-me a barba.

Ficam ferozes,
Com ameaças.

São carinhosas,
Para com a atenção.
São muito gratas.

São companheiras.
Escrevem-me as cartas.
Ditam meus versos.
Tocam piano.
E jogam à bisca.

Põem em brasa
E levam-me aos lábios
O cachimbo da paz.

Mafra, 11 de Agosto de 2014
6h12m
um amanhecer cinzento

Joaquim Luís Mendes Gomes





















Sem comentários: