domingo, 23 de junho de 2013


A outra guerra...

 

Passei por mim,

ao virar da rua,

...fazia luar.

 

Quase não me reconhecia.

Fazia tanto eu não me via.

Tinha crescido. Mudara tanto.

 

Era miúdo quando me vi partir.

Cresci. Fiz-me homem.

Parecido com meu pai.

 

- por onde tens andado?- me perguntei.

Olhei para mim, surpreendido.

- como cresceste, tanto!

Há tanto que te não vejo.

Por onde andaste?...

diz-me lá, meu velho.

Sentia tantas saudades tuas.

Nossa Mãe morreu...

e tu não estavas ao pé.

Perguntou por ti...

suas últimas palavras...

- O meu Quim Luís...nunca mais o vejo!...

Depois expirou.

 

- Estás um homem feito!...

Conta-me lá...quero saber tudo.

- Sei que foste à guerra...

E nada mais...

Deves ter tanto p’ra me contar!

- por aqui foi tudo igual...

Só tu não estavas...

E sempre à espera duma má notícia...

Ainda bem que não...

Deus assim não quis.

Tens outra guerra à espera.

E bem pior...

a guerra na paz...

 

Mafra, 23 de Junho de 2013

Joaquim Luís Monteiro Mendes Gomes

Sem comentários: