sexta-feira, 28 de junho de 2013


A unha grande do pé direito...

 

Que grande luta ...

Pô-la em ordem

ou dar cabo dela!...

 

Nasceu torta e feia

De falso parto.

Em segunda mão.

 

A primeira encravou-me a marcha,

Aos 16 anos.

Que pesadelo!...

Meteu doutor...até hospital.

Para se ir embora.

Mas não gostou.

 

Por vingança ou maldade,

O lugar vago

Ficou um deserto em ferida

Que custou a sarar.

Um caso sério!...

 

Foram as mãos duma santa freirinha

Que com muito amor,

pôs tudo em ordem.

 

Ao fim duns tempos,

Assomou à porta

Um toco de unha,

Grossa e feia.

 

Crescia torta.

Parecia bolota.

 

Que grande luta ,

foi toda a vida,

Para a controlar.

 

Por fim, tive de a deixar crescer...

Parecia um lagarto à solta

Que me prendia o pé.

 

Ontem, atirei-me a ela.

Pu-la de molho num alguidar.

Quase a esqueci.

 

Estrebuchou de raiva

O raio da unha.

Começou a lascar...

A soltar escamas,

Um crocodilo!...

 

Ferrei-lhe um alicate de aço

E foi de vez,

acabei com ela...

Agora,

Dá gosto olhar meu pé...

Em liberdade...

Fiquei feliz!

 

 

Mafra, 29 de Junho de 2013

6h40m

Joaquim Luís Mendes Gomes

Sem comentários: