domingo, 23 de março de 2014

auscultar a madrugada...

Os auscultadores da madrugada...


Quando ainda é negro o manto
Que veste a madrugada,
Eu desperto.
Me adestro...naquelas passadas
Que têm de ser dadas,
Para me sentir bem,
Desço as escadas.
Meu canito d’olhitos vivos,
E a cauda a dar a dar,
Companheiro leal,
Incondicional,
De todo o sempre,
Avança à minha frente.
Abro-lhe a portada
E, contente,
Ele vai lá fora.

Puxo o estore.

Dissipou-se, entretanto,
O véu da escuridão
No céu
E uma claridão suave,
Cresce e se esparze,
Avassala a terra
Veste-a de verde,
Como uma mãe
Que embeleza a filha,
Antes de sair para escola.

Ponho meus auscultadores
E entro no you tube.
Prodigiosa sala de música
Que a modernidade nos deu...
...nem tudo é mau!...
Escolho. Conforme o momento.
Hoje foi Pucini!...
E, ansiosamente,
Aqui estou eu,
De olhar e ouvido atento,
Ao mais ínfimo sinal de belo,
Deixando correr meu pensamento...

Ouvindo “ o melhor de Pucini”...
   
Mafra, 24 de Março de 2014
6h50m

Joaquim Luís Mendes Gomes

Sem comentários: