sexta-feira, 14 de março de 2014

lendária da minha infância...

Lendária da minha infância...

Minha Avózinha
Vivia no sopé dum monte.
Um monte santo,
Sobranceiro à vila.

Há uma lenda,
Vem dos romanos.
Uma virgem pura,
Filha dum nobre
Fugiu de casa
Para se guardar a Cristo.
Era cristã!...

O jovem que a queria
A perseguiu
Desde Braga até Margaride.

Como lhe resistiu,
A degolou.
O sangue corria.
Ela cantava.
Glória a Jesus!...

Numa fonte santa,
Se lavou do sangue.
Hoje é uma Santa!
Esta história
Ma contava a a Avó.
E eu cria.

Ali estão as capelinhas,
Que a retratam fieis.

Subia o monte...
Sozinho.
De capela em capela.
Espreitava o portelo
Em ferro e ela sorria.

Assim cresci...sonhando,
Com esse sonho lindo
Para mim verdade!...
É Santa Quitéria!...
Da minha infância.

Mafra, 14 de Março de 2014
15h8m

Joaquim Luís Mendes Gomes

Sem comentários: