quinta-feira, 27 de março de 2014

este País de Abril!...

Este Portugal de Abril!...

Acabo de ver no Portugal in directo
Este quadro de honra!...

Em Coimbra.
Um casal.
Seu filhinho ao meio.
Embrulhados nuns cobertores.
Deitados,
A passar a noite.
Num passeio,
Em plena rua.
 Podia ser eu.
Minha mulher
E meu filho mais novo,
O Luís Daniel.
Se tivéssemos perdido tudo,
Por causa destes aldrabões sem alma,
Que nos estão a governar...

Enquanto eles dormem
Nos seus aposentos,
Bem calafetados.
Uns figurões desavergonhados.
Que se meteram na teia sinistra dos partidos
E alcançaram o poder.
Há tanta forma de matar...
Esta é, por certo,
A mais aviltante.

E o povo assiste
A tudo isto
E volta a confiar...

Impávidos...
Até que a derrocada
Lhes venha a bater à porta!...

Por muito menos, na nossa história,
Rolaram  cabeças...

De que estão à espera?...

Choro...de vergonha.

Mas não fico assim....
Sem me calar!...

Ó forças vivas!...
Ergam os braços!...
Está na hora de os escorraçar...
Não foi para isto que combati!...
Meus dois anos
Os meus melhores,
Da minha vida,
Nas bolanhas do Ultramar!?...
Respeitem Abril!

Mafra, 27 de Março de 2014
Joaquim Luís Mendes Gomes


Sem comentários: