terça-feira, 25 de março de 2014

meu terreiro...

O meu terreiro...

Varri meu terreiro amarelado,
De terra barrenta,
À volta da casa,
Voltada a nascente.

Tem canteirinhos ,
Com muros baixinhos,
Feitos de lascas de pedra,
Com muitas flores,
Sempre a luzir.

Fazem ruelas,
Como se fossem colares,
Com pérolas
Que cheiram a sol.

Podei as trepadeiras
Que me enfeitam
De verde,
Às vezes flores,
As ombreiras das portas
E das duas janelas,
Escondem ninhos,
Casinhas de amor,
Das andorinhas
Que estão para chegar.

Colhi as camélias,
Que estavam a murchar,
Com o frio gelado,
Deste inverno sem fim.

Lavei o lago em laje de loisa,
Que um chafariz alimenta,
Mesmo ao centro.
Ficou a esbordar.

Semeei-o de peixes,
Pintados às cores,
Pus-lhe alimento,
Ficaram a bailar.

Sentei-me num banco de pedra,
À volta da mesa redonda,
Pertinho do lago,
Onde costumo ler e escrever.

Leve e sereno,
Expus-me ao sol
Que acabou de nascer
Soltei meu pensamento,
Deixei-o voar
E fiquei-me à espera...

Ouvindo concerto de violino de Sibelius, a partir do you tube
Mafra, 25 de Março de 2014
7h20m

Joaquim Luís Mendes Gomes

Sem comentários: