segunda-feira, 4 de novembro de 2013

galinha de chocolate...

Galinha de chocolate...

Juntei três vinténs de oiro
Por me portar bem.
Fui, com minha mãe à feira
E merquei uma galinha.
Das mais lindas
Que eu lá vi.

Peguei-a ao colo,
Bem juntinha a mim
E todo o caminho,
Falei com ela.

Muito calada,
Ouviu...ouviu...
Soltei-a no meu quintal.
De tão contente,
Não parava de cantar.

À noitinha,
Fui ter com ela.
E pu-la no ninho.
Fitei-a nos olhos
E prometi-lhe...
- Se não me fugires,
À solta
Vou regalar-te
Com muito milho.
Só para ti.

Um dia, cedo,
De manhãzinha,
Ao nascer do sol,
Fui direito
Ao galinheiro.

Ali estava ela aninhadinha,
Num açafate,
Parecia sorrir,
Quando me viu.

Peguei-a ao colo...
Olhei para o chão.
E o que vi?...
Meia dúzia d’ovinhos negros.
Fui a vê-los...E ó milagre!...
Eram todos de chocolate...

Mafra, 4 de Novembro de 2013
20h26m

Joaquim Luís Mendes Gomes

Sem comentários: