quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

migalhinhas de Natal...


Migalhinhas de Natal

Andei perdido por esse mundo,
Sem sentido na minha vida.
Atravessei bosques.
Cidades repletas de gente,
De agitação e luzes.

Saltei montanhas,
Percorri os vales,
Onde a serenidade mora.

Sorvi do mar sua brisa,
Incessante e fresca.
Palmilhei carreiros cobertos
Ora de lama... ora de neve.

Sujei meu fato
Nana poeira das feiras de tudo.
Ouvi da música agreste e alienante
Que se vende em discos.

Dormi livre ao frio e ao relento.
Mesmo vestido.

Fartei-me a comer do bom e do melhor,
Sem ser em festa.
Dancei o tango.
E o corridinho solto.

Vi futebóis em gigantescos campos,
Roubados ao milho e vinho...

De tudo eu fiz,
Vazio e cada vez mais só.

Faltava-me o rumo
E um destino seguro e certo.

Faltava-me o sonho.

Eu era um morto-vivo a caminhar.
Sem luar nem sol.

Inesperadamente,
Me encontrei com a morte.
Ao virar da esquina.
Ameaçadora e sorridente...
Queria levar-me assim,
Tal qual eu estava...

Perguntei-me a mim:
- que andei eu a fazer,
No mundo, estes anos todos?...
Não servi para nada...
Nem a ninguém...
E, agora, que será de mim?

Ela, calma, sorriu e disse:
- Se quiseres, dou-te mais um pouco de vida.
Mas para viveres a sério
E aproveitares bem...

Tudo em mim tremeu.
Um clarão de sol se abriu...
Senti-me outro...
Uma vontade ingente
Me encheu de vontade de viver...
Ao ver a morte a ir-se embora...

E aqui estou,
Aproveitando cada migalhinha de tempo
Que Deus me der.
O Senhor do tempo...
Como se cada dia fosse Natal!...

Ouvindo Albinoni, Aranguês, à viola

Berlim, 25 de Dezembro de 2013
22h30
Joaquim Luís Mendes Gomes  

Sem comentários: